Normas para submissão de resumos:

Podem submeter trabalhos ao II SIABRALITEC tanto professores da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) quanto professores de outras redes. Para professores da carreira EBTT, é preciso se associar à ABRALITEC. Assim, faz-se necessário o preenchimento da ficha de inscrição (apenas para aqueles que ainda não aderiram à associação) e o pagamento da anuidade do ano corrente. A ficha de inscrição e o comprovante de pagamento devem ser enviados para: abralitec@gmail.com. O processamento da inscrição pode levar até 5 (cinco) dias úteis a contar a partir da data do recebimento do email. O resumo só deverá ser submetido para apreciação após o recebimento do código de sócio/a. No caso de professores que já são sócios da ABRALITEC, é preciso estar em dia com as taxas da associação e seguir as instruções abaixo. Para professores de língua inglesa de outras redes de ensino, é necessário enviar o resumo, conforme normas abaixo, com os seguintes dados: nome e endereço completos, CPF, RG, titulação maior (graduação/ especialização/mestrado/doutorado) e nome de instituição a qual está vinculado/a. A taxa de apresentação de trabalhos poderá ser paga após o resultado da avaliação do resumo.

Os resumos poderão ser submetidos em língua inglesa ou em língua portuguesa. Eles deverão conter entre 150 e 250 palavras e devem incluir:
• Título centralizado todo em letra maiúscula (Times New Roman, em negrito, fonte 12);
• Código de sócio - em caso de associados ou NS e os seis primeiros dígitos do CPF - em caso de professores que não sejam da carreira EBTT; 
• Modalidade de apresentação;
• Eixo temático; • Resumo do trabalho; 
• Três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

Os resumos devem conter os seguintes elementos:
• Contextualização/Justificativa;
• Objetivos;
• Revisão de literatura/referenciais teóricos;
• Procedimentos metodológicos;
• Resultados (parciais ou finais).
 
Os resumos devem ser enviados nos formatos doc ou docx e serem nomeados de acordo com o(s) código(s) de sócio(s) do(s) autor(es). No caso de professores que não fazem parte do quadro permanente da carreira EBTT, o nome do arquivo deve conter as letras NS e os seis primeiros dígitos do CPF do(s) autor(es). Por exemplo: NS 075.728.
 
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO
 
Modalidade Tempo Observações
 
Comunicação oral: (15 min.) Exposição sobre pesquisa em andamento ou concluída. Deve conter os elementos citados nas normas acima. Serão disponibilizados 10 minutos para discussão ao final da sessão.

 
Pôster (Alunos de graduação em Letras só podem inscrever trabalhos nesta categoria): 20 min. Exposição de pesquisa em nível mais incipiente (graduação e/ou especialização).  Deve conter as dimensões máximas de 0,9m X 1,20m e abranger os aspectos citados nas normas acima. Os pôsteres serão avaliados em horário pré-determinado. Caso o(s) autor(es) do pôster não esteja(m) presente(s) durante a avaliação, não será concedido certificado ao trabalho.
 
Oficina (2h - divididas em 2 encontros de 1h): Deve envolver atividades de caráter prático, devidamente descritas no resumo desta modalidade de apresentação. Devem ser informados os resultados esperados ao final da oficina.
 
Mesa-redonda (30 min.) - Restrita aos sócios da ABRALITEC: As propostas deverão ser enviadas individualmente. Elas serão organizadas de acordo com a avaliação do comitê científico. Serão disponibilizados 20 minutos para perguntas da plateia ao final da apresentação. 

EIXOS TEMÁTICOS
 
1- Experiências exitosas no ensino de língua inglesa;
2- English for specific/academic purposes;
3- Multiletramentos e letramento visual; 
4- Língua inglesa e internacionalização e English as a medium of instruction (EMI);
5- Novas tecnologias aplicadas ao ensino e à aprendizagem de língua inglesa;
6- Literaturas de língua inglesa;
7- Métodos e abordagens de ensino de língua inglesa;
8- Formação de professores (de língua inglesa);
9- Descolonização e o Inglês como lingua franca;
10- Políticas linguísticas e o ensino e aprendizagem de língua inglesa;
11- Outros temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de inglês.
 
Observações: 

- Há um limite de dois/duas autores/as por trabalho. Só será concedido certificado ao(s) autor(es) que participar(em) efetivamente da sessão de apresentações. 
- Em virtude da avaliação às cegas dos trabalhos submetidos ao II SIABRALITEC, o nome do autor e filiação só devem aparecer no corpo do email. Qualquer referência ao(s) autor(es) do trabalho no resumo fará com que a submissão seja desconsiderada.
- Os resumos devem ser enviados em anexo, conforme o template do resumo para o seguinte endereço eletrônico:  resumos.abralitec@gmail.com. O assunto deve incluir as palavras Resumo II SIABRALITEC e o eixo temático. No corpo do email devem constar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), respectiva(s) instituição(ões) e endereço(s) eletrônico(s).
- A Comissão Científica poderá, na avaliação, sugerir melhorias no trabalho ou indicá-lo a outro eixo-temático ou a outra categoria de apresentação.
- Todos os trabalhos aceitos serão publicados no caderno de resumos do evento.
- Autores que efetivamente apresentarem trabalhos e que tenham interesse em publicar os textos completos de suas pesquisas nos anais do evento devem enviá-los para trabalhoscompletosanais@gmail.com até 04/11/2019.
- Os trabalhos completos aceitos serão publicados em versão impressa e digital em 2020. 
- Lembramos que a revisão de texto é de inteira responsabilidade do/a autor/a. 
 
PRAZOS E DATAS IMPORTANTES DO EVENTO
Lançamento da primeira circular: 20/07/18
Lançamento da segunda circular: 22/10/18
Lançamento da terceira circular: 21/01/19
Lançamento da quarta circular: 15/04/19
Data-limite para o envio de trabalho pelo(s) participante(s): 05/05/19
Data-limite para avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico: 09/06/19
Data-limite para o envio do resultado da avaliação do trabalho pelo Comitê Científico do II SIABRALITEC: 23/06/19
Data-limite para envio da versão revisada do resumo, caso seja solicitada: 30/06/19
Data-limite para o envio do parecer final: 07/07/19
Realização do II SIABRALITEC: 28, 29 e 30/08/19
Data-limite para a submissão do trabalho completo (artigo) para publicação pelo(s) participante(s): 04/11/19 
 
Observações: 

Em caso de propostas de apresentação de trabalho que não tenham alcançado a pontuação mínima (30/50) para aprovação em primeira instância, será concedido um prazo de uma semana, a contar a partir da data de envio das sugestões pelo comitê científico, para que o trabalho seja adequado às normas e/ou sugestões do II SIABRALITEC e reenviado para resumos.abralitec@gmail.com. Caso o trabalho não seja submetido novamente ao comitê científico nesse prazo ou, mesmo submetido, não tenha seguido as sugestões oferecidas de forma satisfatória, ele será recusado. A ABRALITEC não se responsabiliza por problemas eletrônicos, erros de digitação por parte do sócio, ou quaisquer outros meios que possam inviabilizar o envio da versão final do resumo no tempo estabelecido pela comissão organizadora do evento.
Somente serão concedidos certificados aos sócios em dia com a ABRALITEC. Além do pagamento da anuidade até 2019, deve ser efetuado o pagamento da taxa de participação do evento, de acordo com o quadro abaixo:

 
Maiores informações: 4a circular.