Mesa-redonda:
Defesa do Plurilinguismo no ensino EBTT: experiências e boas práticas

Data: 20/10/2021 (Quarta-feira)
Horário: 19h (horário de Brasília)
Transmissão ao vivo através do canal da ABRALITEC no YouTube
 
INSCRIÇÕES: Para interessados(as) em receber certificado, além de assistir a mesa-redonda, é necessário preencher o formulário a seguir: 
https://forms.gle/p7ZVdWu1DZCeT3f66

ABERTO AO PÚBLICO EXTERNO À ABRALITEC!

Biodatas dos componentes da mesa-redonda:

DR. HENRY DANIEL LORENCENA SOUZA

Graduado em Comunicação Social e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). É professor efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professor de Língua Espanhola e pesquisador, atuando nos seguintes temas: políticas linguísticas, ensino de línguas, contato espanhol/português em contexto de fronteira, distorção idade/série na Educação Básica. Integra a equipe de pesquisa do programa Trajetórias Criativas, uma proposta metodológica de combate ao fracasso escolar.

DRA. NADIA KARINA RUHMKE-RAMOS

Professora de inglês do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente realiza pesquisa na área de Formação de Professores de Inglês pela perspectiva sociocultural investigando os impactos do trabalho colaborativo entre a Universidade e a Escola no desenvolvimento conceitual e identitário dos professores-alunos.

DRA. INGRID KUCHENBECKER

Possui graduação em Letras, Português e Literatura da Língua Portuguesa e Inglês e Literatura da Língua Inglesa e Norte- Americana pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (1989), mestrado (2008) e doutorado (2014) em PPG-Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou seu doutorado sanduíche na Pädagogische Hochschule Freiburg, na Alemanha, por meio de uma bolsa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). É professora efetiva de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2003. Coordena o projeto de pesquisa LAPEL – Laboratório de Abordagens Plurais no Ensino de Línguas e o projeto de extensão PLURES: Plurilinguismo e Escola, ambos do Colégio de Aplicação da UFRGS. Seus trabalhos envolvem estudos de política linguística e educação "plurilinguística". Participa como pesquisadora da rede de pesquisa à distância, interinstitucional e internacional, nwww.ALMA-Diversität (Netzwerk weltweit ALMA-Diversität / network worldwide ALMA-diversity) e coordena o Grupo de Trabalho Educação para o Plurilinguismo do Colegiado da Diversidade Linguística do Rio Grande do Sul.

DRA. NARCELI PIUCCO

Professora efetiva de língua estrangeira - francês - do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) desde 2016. Doutora em Estudos da Tradução na PGET/ UFSC, com tese sobre tradução literária da obra Corinne ou l'Italie de Mme de Staël. Atualmente, coordena o projeto de extensão "O Ensino de disciplinas escolares em língua francesa (DNL - disciplinas não linguísticas)".

Mediação:

DR. GISVALDO ARAÚJO SILVA

Professor efetivo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), Câmpus Sapucaia do Sul. Trabalha com as disciplinas de Língua Inglesa nos Cursos Técnicos Integrados, na Graduação e na disciplina: "Ensinar e Aprender: Área 1: Linguagens, Artes e Humanas" na Especialização em Educação: "Práticas Educativas para o Aprender" dessa instituição de ensino. É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011). Sua tese aborda as relações entre a Língua Inglesa, cultura e a formação de sujeitos na contemporaneidade, mestre em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - (2006) e licenciado em Letras (Inglês, Português e Respectivas Literaturas) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - (2002). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua adicional, estratégias de aprendizagem, perspectiva ecológica, pós-método, sóciointeracionismo, contexto de aprendizagem e formação de professores de línguas; universo da língua inglesa, sujeito, identidades, contemporaneidade. É membro do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) desde 2011 e, em 2014, passou a ser gestor desse núcleo. Membro fundador, primeiro Presidente (2017-2018), Presidente reeleito (2019-2020) e atual Vice-presidente (2021-2022) da ABRALITEC - Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.