Biodata e título da fala dos Palestrantes do II SIABRALITEC :

Título da fala: INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE: AVANÇOS E DESAFIOS

Kleber Aparecido da Silva é professor do curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua), é docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Câmpus Vitória da Conquista, Bahia. É licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágios de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto), na UNICAMP e na PUC-SP. Em 2019 e 2020 será professor  visitante na Penn State University/Estados Unidos e na Universidade de Genebra/Suíça. É organizador/autor de mais de 25 livros na área da Linguística Aplicada e foi coordenador das séries “Novas Perspectivas em Linguística Aplicada”, “Linguagem & Sociedade” e “Educação & Linguagem”, pela Pontes Editores, de 2010 a 2016. É o editor chefe da “Enciclopédia e do Dicionário Crítico de Linguística Aplicada”, do “Handbook Brasileiro de Linguística Aplicada” e da série "Estudos Críticos e Avançados em Linguagem", versões em português, espanhol e inglês, pela Mercado de Letras e uma editora no exterior. Sua experiência profissional  abrange  todos os níveis de ensino nas inciativas privada e pública. É o atual presidente do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) no triênio 2018-2020 e líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Críticos e Avançados em Linguagem", certificado e aprovado pelo CNPq. Foi laureado em 2016 com o prêmio de melhor dissertação na área de Letras orientada na UnB, com o Prêmio “Cláudio Luiz Ubeba” como o melhor profissional na área de Educação pela Câmara dos Vereadores de Barretos e com o Prêmio "Liderança Educacional" pela Câmara Distrital de Brasília em 2017 e em 2018. É membro da Câmara de Assessoramento Técnico Científico  e pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e da CAPES.

Título da fala: TECHNOLOGIES, KNOWLEDGE PROCESSES APPLIED TO ORAL COMMUNICATION IN ENGLISH AND TEACHER EDUCATION: AN EMPIRICAL STUDY IN THE UNIVERSITY CONTEXT

Reinildes Dias é doutora em Tecnologia da Educação pela Concordia University em Montreal, Canadá. É professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde realiza estudos e orienta trabalhos na área de linguagens e tecnologias digitais. Ela orienta trabalhos acadêmicos voltados para a formação de professores nas iniciativas pública e privada. Tem como objetivo empoderar professores de língua inglesa na implementação de uma pedagogia de letramento. Ela é convidada com frequência para ofertar oficinas, conferir palestras e compor mesas-redondas por todo o Brasil. Foi consultora da Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais por vários anos. 

Título da fala: LSP PERSPECTIVES IN TECHNICAL COURSES IN BRAZIL

Rosinda de Castro Guerra Ramos possui doutorado em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela PUCSP. Foi professora titular da PUCSP, onde atuava no curso de Letras-Inglês e no Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Coordenou projetos na área de Inglês para Fins Específicos (IFE) e Formação de Professores. Coordenou o projeto PEIC (Projeto Ensino de Inglês para Crianças), patrocinado pela Associação Cultura Inglesa. Até recentemente atuou como professora visitante na UNIFESP. Trabalha na área de Línguas para Fins Específicos (LinFE)  desde 1982, como pesquisadora, designer e professora de cursos, bem como  formadora de professores para atuarem na área Atua como pesquisadora em grupos de pesquisa e ministra cursos de formação de professores em Línguas para Fins Específicos e Ensino-Aprendizagem de Línguas. Orienta trabalhos de Especialização, Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada. Coordena e elabora cursos e material didático para contextos presencial e digital. 

Thiago Camara.jpg

Título da fala: Construção da Política Linguística do IFPE: dos pressupostos às metas

 

Thiago da Camara Figueredo é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFPE, Campus Cabo de Santo Agostinho. Doutor em Letras pela UFPE, mestre pela mesma instituição e graduado em Letras - Licenciatura Plena em Inglês/Português - pela UPE, Campus Mata Norte. É Coordenador Geral do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras do IFPE e do Programa Idiomas sem Fronteiras da instituição. É ainda líder do Grupo de Investigações Linguísticas e Literárias (IFPE). Tem experiência em formação de professores e no ensino básico e superior das disciplinas de Português, Inglês, Teoria da Literatura, Português para Estrangeiros, Literatura e Produção Textual nas modalidades presencial e a distância.

Welisson Marques.jpg

Título da fala: TEACHING ENGLISH IN TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL TEACHING: PERCEPTIONS AND CHALLENGES

Welisson Marques possui estágio de pós-doutoramento em Educação/Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU); Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas. É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado regularmente inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica; no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT); e, também, na Graduação em Letras/Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB). É Proficiente em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge (UCLES/CPE) e Universidade de Michigan (Michigan University/ECPE). Ademais, é líder do Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação (GPDE/IFTM/CNPq).